Rede Gazeta é um privilégio para alunos da Cásper Líbero

Pedro Vinícius da Costa MarqueA rede Gazeta foi fundada em 1970 e é confundida com a história da televisão no Brasil. O primeiro produto da rede foi a TV Gazeta que, começou a ser produzido antes da criação da rede, na década de 1950. A sede da rede é na Avenida Paulista, no número 1900, onde também é localizada a Fundação Cásper Líbero, faculdade sem fins lucrativos que possui cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, e Radio TV e Internet.

Um programa muito famoso da TV Gazeta é o “Mulheres” que está no ar desde 1980 até os dias atuais. Esse programa é o mais longo da história da TV Brasileira e o primeiro nome do programa foi “Mulheres em Desfile” com a apresentação de ngela Rodrigues e Ione Borges. O programa possui quadros de comportamento, saúde, beleza, moda, humor, ou seja, todos os assuntos que agradam as mulheres brasileiras. Já passaram muitas apresentadoras ao longo da história, porém hoje, quem apresenta é a Cátia e contém participações da Mamma Bruschetta falando sobre os famosos. Além disso, contém também noticias diárias sobre assuntos que estão em alta no mundo, não deixando de dar informação.

Outro produto da rede Gazeta é a Rádio Gazeta. Foi criada por Cásper Líbero, ficando sob o comando da rádio por apenas cinco meses, por causa de um acidente que provocou a sua morte. A rádio começou suas transmissões no ano de 1943 e é considerado o jornal mais moderno da cidade paulista até os dias de hoje. Nos primeiros anos, a rádio transmitia concertos ao vivo, com orquestras e corais. No ano de 1963, entrou na programação os conteúdos jornalísticos e esportivos.

A faculdade Cásper Líbero também é envolvida com o rádio, pois no ano de 2009, ela assumiu a direção da rádio. A rádio é considerada um laboratório para os alunos e dá para eles uma grande experiência profissional, podendo considerar que esses alunos são privilegiados. Hoje, em 2016, a maior parte dos conteúdos que a rádio transmite é produzida por esses alunos da instituição e tem supervisão dos profissionais, professores e técnicos.

Uma grande mudança que teve foi que a rádio deixou de transmitir concertos ao vivo e, agora, a maior parte da transmissão é feita por conteúdos esportivos e jornalísticos. Além disso, cultura e cidadania são assuntos muito frequentes na rádio pois, é de interesse dos alunos que produzem os conteúdos.

Além da rádio, a Fundação Cásper Líbero também conta com outros meios da rede Gazeta, como a TV Gazeta, a Gazeta FM e a Gazeta Esportiva, dando mais oportunidade para os alunos conseguirem ótimas vagas de estágios e ótimas experiências profissionais para entrar no mercado.