TV Gazeta de Maceió pertecence ao ex-presidente Fernando Collor

Reinaldo Barbosa Nogueira

A Rede Gazeta é uma rede de televisão brasileira inaugurada há mais de 40 anos, no governo do então presidente militar Emílio Médici

Desde janeiro de 1970, a TV Gazeta, uma rede de televisão brasileira, leva informação através de suas notícias e reportagens. A rede foi inaugurada pela Fundação Cásper Líbero. A Cásper Líbero sedia um grande complexo de comunicações. É uma fundação sediada em São Paulo que reúne a Rádio Gazeta, a TV Gazeta, a Gazeta FM, o Gazeta Esportiva, a Gazeta Press e, também a Faculdade Cásper Líbero, uma das mais respeitadas e renomadas quando se fala em comunicação no Estado de São Paulo.

A história da Rede Gazeta que começou com a inauguração da TV Gazeta pode ser confundida com a história da televisão no Brasil. A rede sempre teve um prédio referência na Avenida Paulista, a avenida mais movimentada da capital paulista. A TV Gazeta foi inaugurada no aniversário de 416 anos da cidade de São Paulo, ela transmitia imagens ao vivo da Avenida Paulista, onde há a comemoração do aniversário da cidade e também falava um texto comemorativo, sempre falando de Cásper Líbero, o patrono da emissora. A TV Gazeta foi a primeira a utilizar equipamento para transmissão em cores e foi a primeira unidade de transmissão externa colorida do país. E para continuar inovando e revolucionando a televisão brasileira, a TV Gazeta também foi a primeira a trabalhar com o equipamento de chroma key, que nada mais é que uma parede onde é gravado a maioria dos jornais, programas e previsões do tempo e que, passado por um trabalho de edição, ganha um fundo animado e colorido. E não revolucionou apenas como emissora de televisão, mas também no esporte após produzir e gerar, em parceria com a Rede Globo, a primeira corrida de Fórmula 1 do país.

Cesar Rogerio De Almeida FilhoApós muitos anos, em 2015, a TV Gazeta promoveu mudanças em sua grade de programação. O jornalismo da TV Gazeta realizou contratações importantes. Já neste ano, a TV Gazeta decidiu investi no lançamento de novas séries. Algumas delas são Projeto 1 Dia, que fala sobre um dia comum em algum lugar da capital paulista; Humor.Docs faz um panorama do humor nas mais diversas plataformas. Já Histórias do Rap Nacional faz um balanço da história do rap brasileiro. Grandes nomes da televisão brasileira já fizeram parte da equipe da TV Gazeta como Fausto Silva, Serginho Groisman, Galvão Bueno, Sérgio Mallandro, Cléber Machado, Tiago Leifert, Mariana Godoy, Marcelo Tas e muitos outros. Por sempre inovar e, por esses e outros motivos é que a TV Gazeta e toda a Rede Gazeta é respeitada e admirada em todo o país.

Curiosidade: A TV Gazeta não existe apenas no Estado de São Paulo. Uma das emissoras que mais fazem sucesso é a sediada em Maceió, capital de Alagoas. É afiliada à Rede Globo. A emissora pertence a Organização Arnon de Mello, grupo ligado ao ex-presidente Fernando Collor de Mello. Os primeiros sinais da TV Gazeta de Alagoas foram transmitidos em agosto de 1975, em fase experimental.